sábado, 8 de maio de 2010

Capitulina.

Aloha

Hoje o texto é sobre Capitu.

A garota de olhos de cigana, oblíquos e dissimulados.
A personagem que me conquistou apenas de assistir se apresentar.
Não li o livro.
Não pretendo ler.
Pretendo imaginar como ela seria.

Devia ser morena,
Olhos negros e brilhantes.
Risonha e inteligente.
Seus cabelos de certo, estariam na maioria do tempo solto.

Devia ser simpática também.
E linda.
Muita linda.
Acho que fazia amizades muito rápido.
E por isso, ganhava olhares minuciosos dos homens.

Entretanto.
Foi casado.
Bento Santiago.
O marido.

Alguns dizem,
O corno.
Eu discordo.
Eu digo,
O ciumento.

Fim.


Nada que eu coloca aqui é por acaso.
Por que logo Capitu?
Tantas outras personagens...
Tantos outros livros...

CAPÍTULO CXLVIII / E BEM, E O RESTO?


Agora , por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu
coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e
dissimulada. Mas não é este propriamente o resto do livro. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu
cap. IX, vers. 1: "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a
malícia que aprender de ti". Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da
Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.
E bem, qualquer que seja a solução, uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a
saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos
também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...
[Texto Modificado de Dom Casmurro.]

É fato.
Capitu sempre nos enganou.
E nunca nos traiu.
Assim como eu, Beninho, você foi cego pelo cíume.
Deixai fazer, deixar passar.

Espero que teu cíume não te consuma ao ponto de cegar.
Fica a dica.
Flw.

2 Comentários:

Victor disse...

Também discordo. Bento, não foi traído. Capitu podia ser qualquer coisa, mas eu tenho certeza que ela jamais iria de contra seus valores. As mulheres machadianas são incríveis. Minha favorita é Sofia, hahaha.... "Idiota!" - adooro! Ilkerson, lê Dom Casmurro, você vai amar :D

Lucas Bezerra disse...

Li esse lvro também... É legal! :D
Sinceramente fiquei na dúvida da traição...

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO